domingo, 17 de junho de 2012

FORMAS E USOS DAS PLANTAS DO CERRADO NA MEDICINA POPULAR EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO NORTE DE MINAS GERAIS


Thamyres Sabrina Gonçalves, Maria Flávia Rodrigues Starling, Érica Soares Barbosa, Leonardo Ferreira Gomes





INTRODUÇÃO: Território de tradicional ocupação indígena e afrodescendente, o Norte de Minas constituiu-se em um espaço de extraordinária sociobiodiversidade no estado de Minas Gerais. Caracterizado pela presença de importantes ecossistemas brasileiros, como o cerrado e a mata seca, a região abriga hoje populações de distintas formações etnoculturais que herdaram de seus antepassados tradicionais conhecimentos acerca do uso das plantas na medicina popular.

OBJETIVOS: Com base nestas constatações, este estudo tem o propósito de realizar um trabalho etnogeográfico á respeito das relações socioambientais e os conhecimentos tradicionais referentes ao uso da flora regional por estas comunidades.

MÉTODO: A metodologia de estudo é essencialmente a revisão bibliográfica envolvendo a observação participante e a realização de conversas informais com moradores de algumas comunidades tradicionais da região.

RESULTADOS: Os resultados encontrados mostram que os povos tradicionais do norte de Minas Gerais possuem atualmente riquíssimos conhecimentos populares sobre a agrobiodiversidade com o cultivo de espécies de usos múltiplos para a comunidade. Entretanto, o estudo mostrou também que os saberes tradicionais guardados há gerações por estes sujeitos correm sérios riscos de se perderem em meio a processos desagregadores que vem ocorrendo nas comunidades.

CONCLUSÃO: Os conhecimentos á respeito do uso das plantas na cura de doenças e outros tratamentos de saúde são de grande importância, porém, pode trazer riscos a saúde humana visto que um mesmo remédio pode trazer reações diferentes em cada organismo e as receitas populares nem sempre possuem ligação com a medicina cientifica. Portanto é preciso que as equipes de saúde que atuam nestas comunidades mobilizem-se para trabalhar com a população á respeito dos risco que a medicação inadequada pode trazer á saúde dessas pessoas orientando-os em relação ao uso dessas plantas.

CITAR A REFERÊNCIA AO USAR ESTE TRABALHO!

Disponível em:http://www.mce.unimontes.br/index.php/enfermagem/mce/paper/viewFile/12/19

2 comentários:

  1. Dá até uma tristeza de pensar naquele incêndio tão devastador para o Cerrado, em MG. Mas a natureza prevalece, com seu vigor infindável.

    Abraços,
    jogadadefeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. o que traz mais tristeza é saber que a maior parte desses incÊndios no cerrado são provocados por seres humanos, pessoas que deveriam se sentir parte da natureza, e no entanto, se autodeterminam inimigos dela.
    Abraços

    ResponderExcluir