sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Minas Gerais pode ter uma das quatro usinas nucleares


O Brasil já possui duas usinas, ambas em Angra dos Reis (RJ), e uma terceira será construída no mesmo local. Para o novo projeto, a Eletronuclear analisa cerca de 2.000 itens para selecionar as 40 candidatas e, dentre as exigências estão: a existência de fontes de água próximas à usina, a não ocorrência de falhas geológicas e a proibição da proximidade a grandes centros urbanos.

Apesar da Eletronuclear preferir falar apenas que os estudos mais aprofundados foram feitos em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou no início do mês que as outras duas usinas nucleares vão para o Sudeste. "Em São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro", garantiu.

A Eletronuclear informou que os estudos sobre os Estados nordestinos estão prontos para serem encaminhados à presidente Dilma Rousseff. As análises incluíram imagens de satélite, e visita pessoal.


Mesmo sem ter sido procurado pela Eletronuclear, o subsecretário estadual de Política Mineral e Energética, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, afirmou que as áreas mais propícias no Estado para a instalação de uma usina nuclear são as bacias do Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com São Paulo, e do Rio São Francisco. "Se formos procurados, a gente gostaria de ver o estudo", afirmou. Paulo Sérgio disse que nem todos os Estados têm disponibilidade hídrica suficiente para resfriar os reatores, o que Minas Gerais tem de sobra.