quinta-feira, 7 de abril de 2011

Norte de Minas


O escoamento do minério de ferro que será extraído na nova fronteira minerária, no Norte do Estado, deverá ser feito pelo modal ferroviário.

A definição do corredor logístico é considerada fundamental para que os projetos no Norte de Minas saiam do papel. A linha férrea permitirá o escoamento dacommodity pelo litoral da Bahia, ou até mesmo pelos principais portos do sudeste.

As reservas de minério de ferro no Norte do Estado são estimadas em 20 bilhões de toneladas, concentradas em uma área que abrange 20 municípios da região, entre eles Salinas, Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Porteirinha e Nova Aurora. Somente no ano passado, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 9 bilhões por parte da indústria extrativa na região.

As reservas de minério no Norte de Minas, apesar do baixo teor de ferro, vêm atraindo a atenção dos investidores em virtude do aquecimento da demanda no mercado internacional. Conforme fontes de mercado já haviam informado, grandes grupos estrangeiros e nacionais possuem áreas na região e estão realizando inúmeras pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário