terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VIII Encontro Regional de Geografia


Os trabalhos científicos desenvolvidos pela Unimontes na área dos recursos hídricos, em especial nos cursos ministrados em Montes Claros e no campus de Pirapora e que contribuem na viabilização de projetos como a criação do mestrado próprio em Geografia, estão entre os destaques no VIII Encontro Regional de Geografia. O evento, que tem como tema central “Águas, Espaços Regionais, Práxis”, foi aberto na noite dessa segunda-feira (13), no campus-sede.

A programação específica se estenderá até a tarde/noite desta quarta-feira (15), entre palestras, mesas-redondas e apresentações de 60 artigos científicos organizados por acadêmicos.

A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida presidiu a solenidade e salientou “que as pesquisas sobre água na Unimontes passam por incrementos, através de parcerias com outras instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”. A respeito da importância de debates sobre os temas observou: “a escassez dos recursos hídricos ainda é um dos graves problemas que entravam o desenvolvimento regional”.

Segundo a pró-reitora de Ensino Anete Marília Pereira “atualmente estão sendo desenvolvidos dez trabalhos científicos pelos professores do curso de Geografia da Unimontes, todos referentes a temas ligados ao desenvolvimento econômico e meio ambiente regional”. Três dessas pesquisas dizem respeito ao “Perfil intra-urbano da cidade de Montes Claros”, “Urbanização e novas ruralidades” e “Agricultura urbana”.

“Esse esforço dos professores na melhor qualificação e os incentivos da Universidade estão voltados para o fomento à produção científica, com o objetivo de que seja criado um mestrado de Geografia na Unimontes, a partir de 2014”, completou a pró-reitora.

VALORES - Coordenadora do evento, a professora Maria de Fátima Brandão Carneiro ressaltou que o encontro pretende, ainda, criar um fórum de reflexão sobre os desafios enfrentados na Geografia Regional.

Ainda na solenidade, foram lançadas as edições 6, 7 e 8 da revista científica Cerrados, pela Editora Unimontes, referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010). As publicações contêm artigos e trabalhos científicos de professores da própria Universidade e de outras instituições de ensino superior na área da Geografia.