sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cipós ou lianas?


Cipós ou lianas? Seja qual for o nome, as mais longas plantas lenhosas das matas tropicais tanto garantem o sustento de animais como produzem os venenos que facilitam sua captura, guardando substâncias de grande interesse para o homem

No Brasil há quem faça diferença entre cipós e lianas, atribuindo o primeiro nome a plantas que parecem pender das copas das árvores e o segundo a trepadeiras e plantas parasitas mais comuns em florestas secundárias ou degradadas. Para os botânicos, no entanto, cipós e lianas são a mesma coisa: plantas sarmentosas (com ramos semelhantes aos da videira, gavinhas), de hastes delgadas e flexíveis, típicas de matas tropicais, que não roubam nutrientes de outras plantas, mas as usam como suporte.

Ou seja, essa ampla categoria de plantas é melhor definida pela forma de crescimento do que pelas famílias e gêneros a que pertencem. E inclui tanto os cipós do tipo ‘Tarzan’ como as jitiranas e mata-paus.


Cipó é uma palavra indígena tupiguarani, cuja pronúncia original era iça-pó ou, literalmente, a mão do galho. Liana é uma designação internacional, usada tanto entre os botânicos de língua latina como os anglo-saxões. Vem do francês antigo lier, por sua vez derivado do latim ligare (ligar), numa alusão à conexão feita por esse tipo de planta entre o solo e a copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário